quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Resistência Retrô - 2004 na televisão!

Muitos leitores e visitantes do MTVW possivelmente eram crianças no ano que em Resistência começa, 2004. A partir de hoje irei fazer uma humilde retrospectiva desse marcante ano e espero que vocês tenham paciência de acompanhar. Estou longe de ser o Wikipédia, mas vou tentar mostrar um pouco do que aconteceu nesse ano. Vou começar pelo que mais gosto: a televisão. Prontos? Já apertaram os cintos?

Nada como recordar para quem viveu intensamente e situar quem era muito criança na época e possivelmente guarda poucas lembranças, espero que boas.

2004 foi regido por Mercúrio na astrologia ocidental, pelo Macaco no Horóscopo Chinês, Atenas sediou os Jogos Olímpicos, George Bush foi reeleito presidente dos EUA e no Brasil o destaque na política foi a corrida eleitoral nas prefeituras de todo o país.

Em 2004, após muitos anos na Rede Globo, o jornalista Carlos Nascimento é contratado pela Band e em 15 de Março torna-se âncora do Jornal da Band ao lado de Mariana Ferrão e do comentarista de economia Joelmir Beting, que faleceu em novembro do ano passado. Na bancada do Jornal Hoje entrou Evaristo Costa, que permanece na função até hoje.


Em Janeiro de 2004 entrava no ar a novela Da Cor do Pecado, da autoria de João Emanuel Carneiro, que fez um estrondoso sucesso.


A novela Celebridade marcava altos índices no ibope. Quem matou Lineu fez o país parar...



Até bolão a galera fazia, juro. A novela substituta, Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva, definitivamente foi o sucesso da década e a vilã Nazaré Tedesco entrou para o hall das vilãs inesquecíveis.


Em 2004 a temporada do Malhação parou a todos. O romance de Letícia e Gustavo, a vilã Natasha, interpretada pela atriz e cantora Marjorie Estiano. Quem nunca ouviu 'Você sempre será' da Vagabanda?




Também foram ao ar as novelas Começar de Novo, Cabocla (remake), Como uma Onda e no Vale a Pena Ver de Novo reprisaram Corpo Dourado, Terra Nostra e Deus nos Acuda.

Após as demasiadas expectativas acerca de Metamorphoses, que não trouxe o retorno esperado e teve seu final encurtado, a Rede Record voltava a investir em dramaturgia e em outubro daquele ano estreava o remake de Escrava Isaura que foi bem aceito pelo público.


A Band exibiu a novela teen portuguesa Morangos com Açúcar e apesar da divulgação, a trama não obteve bons índices de audiência, pelo que eu lembro.


O Pânico na TV era a opção para as tardes do domingo pra quem não queria ver Gugu e Faustão ou a Márcia Goldschmidt e o 'Jogo da Vida' com os Casamentos surpresa, o Espelho, Espelho Meu (o quadro era legalzinho até). 


E um programa da Marcia Goldshmidt não estaria completo sem uma polêmica, então abaixo tem esse vídeo que explica o que eu quero dizer.


Naquele ano as pegadinhas do João Kleber saíram do ar e o Canal Aberto passou a se chamar Tarde Quente, investindo fundo no sensacionalismo pra prender a atenção do telespectador e o mistério que iria ser desvendado ao final do TQ quase nunca era desfeito. Conheço muita gente que não perdia o Teste de Fidelidade, até porque sempre tinha um barraco.


Olha, vou ser honesta, naquela época a RedeTV! era assistível. Eu curtia os telejornais da casa e via quando podia o A Casa é Sua ainda no comando do Clodovil Hernandez. Tinha gente que o criticava, achava arrogante, mas, enfim, era muito melhor que a carnificina que é o A Tarde é Sua.



P.S. - O vídeo acima é do primeiro dia do Clodovil no A Casa é Sua, em 03/11/2003. Eu estudava à tarde nessa época, só que como estava me recuperando de uma cirurgia, estava de repouso em casa e lógico, adorava ver tv a tarde toda. 

Como eu disse do jornalismo, vou postar as aberturas dos jornais da RedeTV! na época. Era muito bom almoçar vendo o TV Esporte Notícias na apresentação de Fernando Vannucci e da Renata Maranhão até junho porque naquele ano a Claudia Barthel estava de licença-maternidade e retornou assumindo o comando do TVEN, a noite ver o Jornal da TV! com a Rita Lisauskas e o Augusto Xavier e sem esquecer do Leitura Dinâmica.


Eu só achei esse vídeo aqui, gente. Em 2004 ainda não tinha youtube e tudo prontinho que nem hoje... Ah, nessa época a Cristina Lyra também apresentava. Em 2005 entrou José Carlos Bernardi e por fim quando o Marcelo Rezende assumiu o RedeTV News, o Augusto Xavier foi pro TV Esporte Notícias com a Claudia Barthel. Bobeira minha, mas eu gostava dos dois apresentando juntos, o que durou só até 2009, quando  tiraram o TV Esporte Notícias pra colocar o TV Kids e hoje o horário é vendido pra igreja, se não me engano.


Antes o Leitura Dinâmica tinha só uma edição, mas hoje passa pela manhã também, se não me falha a memória, às 08:30. É um jornal ágil, diferente e que noticia tudo que é importante em pouco tempo.


Em 18 de Maio de 2004, sob o comando de Regina Volpato, ia ao ar o primeiro Casos de Família. Quem esperava ver brigas no palco se surpreendeu com o ritmo do programa que pouco a pouco foi conquistando seu espaço e posso dizer que enquanto a Regina Volpato esteve apresentando eu adorava porque ela sempre foi justa, calma, idônea, procurava ajudar realmente as pessoas, ouví-las sem ficar fazendo caras e bocas ou botando lenha só pra ver pancadaria e porque quase sempre era possível se identificar com algum tema. Era uma boa proposta que mostrava ser possível se comunicar com o povo e ter boa audiência sem precisar apelar pra baixaria.


A antiga abertura do programa. Ficou no ar até 2006, quando outra abertura foi feita e ficou até a Regina Volpato deixar o Casos de Família, em 2009. 


O fiasco do ano ficou por conta do Programa Cor de Rosa que prometia parar as tardes, mas saiu do ar e deu espaço pro Chaves que por muito tempo não foi tratado como merecia.


Outro programa que estreou em 2004 com grandes expectativas era o Charme, apresentado pela Adriane Galisteu que após anos comandando o É Show, nas noites da Rede Record, ia para o SBT. Ela comandou a atração até 2006, quando o Celso Portioli a substituiu e depois virou o tal do Namoro na TV.


Nessa época, infelizmente, o Chaves e o Chapolin ficaram muito tempo sem ser exibidos pro Brasil inteiro. Os fãs, como eu, sofreram muito porque a atração tornou-se um tapa buraco na emissora. Eu ainda não confessava publicamente que sou fã porque tinha medo que achassem que era 'coisa de criança'.

Nesse ano foi ao ar a segunda reprise da novela Maria do Bairro...


E não posso esquecer de mencionar que as novelas A Outra, Seus Olhos e Esmeralda também passaram pela telinha do SBT.



E pra quem gosta, o BBB 4 foi um dos mais legais que já teve. Naquela época o prêmio ainda era de 500 mil reais. Hoje eu não assisto mais, mas nesse eu torcia pela Cida, ria com as pérolas da Sol e Trust me da Dee Joy ficou muito conhecida por embalar o romance da participante Juliana com o Marcelo Dourado.



Houve também a tão aguardada Casa dos Artistas, mas nem de longe ela foi como aquela primeira, de 2001, em que a atriz Bárbara Paz foi a grande vencedora.


Em 2004 toda terça era dia de ver a série A Diarista e aos domingos Sob Nova Direção.






Sei que aconteceram muito mais coisas que mereciam um post extra, mas espero que minha intenção tenha valido, viu? Preparei com todo carinho do mundo, viu?

Se minha iniciativa for aprovada, o próximo post vai tratar de um tema que todos nós amamos: música...

4 comentários:

  1. Nossa, quanta coisa boa!!
    Eu tinha o quê, uns 9 ou 10 anos nessa época. Dava pra aproveitar um bocado, principalmente a Malhação. A Marjorie foi um dos maiores talentos que a novela lançou e até hoje eu a admiro muito. A Rede TV! nessa época podia até ser chamada de emissora (era uma luta pra conseguir sintonizá-la na minha TV de 14 polegadas e assistir ao Pânico). No tempo eu estudava a tarde e eu não consegui assistir a reprise de Terra Nostra, uma novela muito linda. Porém, eu vi Senhora do Destino, que se estendeu até 2005 se eu não me engano. Adorava ver a sátira do Casseta & Planeta. Eles eram experts em fazer esse tipo de coisa. E putz a novela Escrava Isaura que foi a melhor novela que a rede Record já produziu (hoje em dia ta uma zona lá). Não sei se foi nessa época, mas tinha o programa da Eliana e Alegria, eu lembro até que anunciaram a novela de uma forma engraçada.
    Você não poderia ter escolhido época melhor para ambientar a novela Resistência. Adorei esse retrô *-*

    ResponderExcluir
  2. Oiiii!!!
    Essa temporada 2004 de Malhação merecia uma digna reprise de tão boa que foi. Hoje não chega nem aos pés. Você tinha a mesma idade do Jonathan, então rsrsr...
    Você sempre será é uma música muito linda que me dá até emoção de ouvir porque lembra tempos muito bons, marcou a juventude de muita gente...
    Nessa época a RedeTV! era muito boa, a mulher do dono não mandava nada, acho que ele nem conhecia ela ainda rsrs... O Pânico salvava meus domingos, eu ria litros com as piadas, me divertia muito...
    Escrava Isaura foi uma aposta que deu certo e abriu um ciclo de sucesso no setor de dramaturgia da Rede Record...
    Senhora do Destino mereceu a reprise. Todo sucesso tem que ser reprisado. Se não me engano Senhora do Destino ficou no ar até Março de 2005 quando deu espaço ao também sucesso América, da Glória Perez...
    As sátiras do Casseta & Planeta eram muito boas...
    Nossa, eu assistia Eliana e Alegria quando podia e vi o último programa que se não me falha a memória foi no Dia das Crianças de 2004. Depois entrou a Sônia Abrão no lugar dela e começou o sensacionalismo, aff...
    Obrigada por ter acompanhado a Retrospectiva... Como gosto muito de jornalismo e de televisão, é lógico que ia achar um jeito de falar sobre isso e se a retrô for bem aceita vou falar também de 2005 e 2006, se a Carol deixar, né? kkkkk porque Resistência vai pular de 2004 pra 2006...

    ResponderExcluir
  3. Ah que legal Mary! Foi muito bacana relembrar.Nossa, muita coisa bacana aconteceu e com o tempo a gente acaba esquecendo.

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiie! Que bom que vc gostou, querida.
    Bom, peço desculpas pq na pressa esqueci de comentar a respeito do aniversário de São Paulo em 2004 que foi bem falado pela mídia, pela série Um Só Coração e do programa Tudo a Ver que estreou, das polêmicas do Jorge Kajuru que foi demitido da Band e muitas outras coisas...
    Relembrar fez bater em mim uma nostalgia, sério mesmo kkkkk

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2011 Mania TV Web, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena