sábado, 9 de março de 2013

MTVW Biografia - Gotinha de Amor!


O MTVW Biografia de hoje sai um pouco do circuito do rock'n roll para apresentar a história de uma novela que recentemente foi reprisada pelo SBT. Eu falo de nada menos que Gotinha de Amor que por pouco mais de 5 meses trouxe alegria, emoção e deixou muitas lições de vida para crianças e adultos, iluminando as tardes.

Gotita de amor (no Brasil: Gotinha de Amor) é uma telenovela mexicana que foi produzida pela Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas de 27 de julho de 1998 a 27 de novembro de 1998, em 90 capítulos, baseou-se em Pingo de Gente, de Raymundo López, produzida originalmente pela Rede Record em 1971, adaptada posteriormente em 1978 como Gotita de gente.  No Brasil foi exibida pelo SBT. Tem por argumento a história de uma garota bonita que foge de um orfanato para buscar a felicidade com Jesus Garcia e sua mãe legítima, Maria Fernanda. 

Gotita de amor foi exibida em mais de 10 países. No mundo lusófono, foi exibida no Brasil pelo SBT em duas ocasiões.  A trama contou com protagonização de Andrea Lagunes, Laura Flores e Alex Ibarra. Pilar Montenegro (Célia), Mercedes Molto (Lucrécia) e María Clara Zurita (Justa) como as antagonistas principais, Isaura Espinoza (Desdemona) e Raúl Araiza (Guilherme) como antagonistas secundários. Evita Muñoz (Lolita), Miguel de León (Ulisses), Alicia Montoya (Trini) e Carmen Amezcua interpretaram os demais papéis principais da história.

O título Gotinha de Amor é uma referência à união de Jesus Garcia e Maria Fernanda de Santiago, apesar das diferentes classes sociais e ao casamento, fruto de um amor dado por sua filha Isabel Belinha de Santiago, que mostrou ao pai que a felicidade e o amor não tem nenhuma relação com o dinheiro. 

Sua reapresentação no Brasil pelo SBT teve início em 17 de setembro de 2012, substituindo a reprise de Pequena Travessa e durou até 19 de fevereiro de 2013, sendo substituída por Rosalinda. 


Antecedentes

Gotita de amor faz parte das telenovelas da produtora mexicana Televisa, a qual foi iniciada em 1998.  Ela foi uma das produções mexicanas que teve sua exibição no SBT durante a parceria com a Televisa em 2001. No mesmo ano, sua produtora criou La usurpadora e El privilegio de amar. Sua antecessora, foi a telenovela Gotita de gente, exibida em 1978, que por sua vez é uma refilmagem de Pingo de Gente(1970).

Filmagens

As filmagens da telenovela aconteceram em 1998, mesmo ano de exibição, com direção de Nicandro Díaz González e roteiro de Raymundo López.  As gravações de Gotita de amor aconteceram em Puebla e na Cidade do México. 

Agora um antes e depois dos personagens, contando também com os atores já falecidos, como a intérprete da Trini.


Lançamento e repercussão

A telenovela foi amplamente bem-recebida durante seus primeiros capítulos, inclusive na reprise. O portal Na Telinha considerou que a trama obteve uma ótima audiência na primeira semana: "A reprise da novela mexicana conquistou média de 6 pontos e abriu 50% de vantagem sobre a Record no horário. A concorrente marcou 4 pontos no mesmo período e transmitiu parte do Balanço Geral e o começo do Programa da Tarde."  e elogiou a estreia, comparando-a com as telenovelas do horário nobre da concorrente: "Curiosamente, o desempenho inicial de Gotinha de Amor foi superior ao das duas novelas inéditas exibidas pela Record no horário nobre. Máscaras, que está em seus últimos capítulos, teve 5 pontos e Rebelde, 4."


Exibição e audiência

A telenovela foi exibida no México em 1998, mesmo ano de produção. No Brasil, foi exibida pelo SBT em 2001, tendo uma reprise entre 17 de setembro de 2012 e 19 de fevereiro de 2013. Sua primeira exibição, no Brasil, deu média geral de 12 pontos, índice excelente, segundo dados do Painel Nacional de Televisão.

Na Grande São Paulo, a primeira semana de exibição em 2012, no Brasil, Gotita de amor conquistou o segundo lugar com 6 pontos abrindo 50% de vantagem sobre o Programa da Tarde e perdendo apenas para a reprise Chocolate com Pimenta que alcançou 17 pontos.  

Meses depois, a telenovela perdeu audiência, totalizando por volta de 4 pontos, porém mantendo a vice-liderança para o SBT.  Na região metropolitana de Rio de Janeiro, manteve índices semelhantes, como 5 e 6 pontos. Em Brasília, cujo dados do consolidados informam que o SBT garante boa audiência, Gotinha de Amor recebe ótimos dados que totalizam 8 pontos. Em Goiânia, obteve índices satisfatórios entre 6 pontos, mas a qualidade da trama não implica apenas em números. Quem acompanhou a trama do início ao fim não nega que em muitos momentos se comoveu profundamente com a história de superação da doce Belinha.

Primeira fase

Isabel, apelidada de Belinha, é uma menina feliz, encantadora, cheia de vida e fé, vive em um orfanato onde foi deixada por Clemente à ordens de Otávio, pai de Maria Fernanda que queria preservar o nome da família. Maria Fernanda se sente amargurada e triste por não estar próxima da filha Isabel e não desiste de procurá-la. 

No orfanato, a garota Belinha é maltratada pela diretora Justa e por outras crianças, apenas tem a ajuda de Trini, a cozinheira e Clara Antônia, sua melhor amiga. Lá, Justa tem um amante que em troca de prazer e amor, a recompensa com dinheiro. Certo dia, Trini descobre tudo que estava acontecendo no orfanato, passa mal e morre. Isabel se sente desprotegida após a morte de Trini e para piorar sua situação, Clara é adotada por um casal rico.

Ao procurar Belinha, Maria Fernanda conhece um camelô muito pobre e gentil chamado Jesus Garcia. À primeira vista, Jesus se apaixona por Maria Fernanda. A condição financeira do trabalhador é precária e apenas com a ajuda dos vizinhos, consegue pagar o aluguel.

Lucrécia de Santiago é apaixonada por Ricardo, um médico que pretende se casar com sua prima, Maria Fernanda. Enciumada, ela tenta fazer com que esse casamento não se realize e o seduz. Bernarda é  mãe de Lucrécia que tem um rancor pelo marido, que sofria de problemas mentais.  Célia Olmos é vizinha de Jesus Garcia, apaixonada, odeia Maria Fernanda e faz de tudo para separá-los, com ajuda de Guilherme Corrêa.  Eles moram num vilarejo com Dolores "Lolita", Adelaide, Papaizão, Prudência, Florença, Sócrates e Constantino. 

Isabel continua sendo maltratada e obrigada a fazer serviços insuportáveis. Para se livrarem de Belinha, as outras meninas que a tratam mal, fazem uma certidão de nascimento falsa onde consta que Jesus Garcia é seu pai e sua mãe está morta. Com esperança, ela foge do orfanato, encontra um cachorro chamado Maxixe e vai rumo à capital, chegando ao cortiço onde acaba dormindo em frente à casa de seu suposto pai. O camelô a encontra e cuida dela como se fosse sua filha legítima com muito carinho e com ajuda dos vizinhos, inclusive Maria Fernanda que até então, não sabe que Isabel é sua filha biológica. Célia, totalmente iludida, não quer servir como madrasta para Isabel e como vingança, queima a certidão de nascimento dela.

Segunda fase

Célia faz uma proposta para Guilherme: se ele tirar a guarda de Jesus Garcia sobre Isabel, casar-se-ia com ele. O mesmo pede ajuda à Desdemona, que ficam dispostos a retirar Belinha das mãos do pai, como proposta, eles pedem que Jesus comprove a sua relação mostrando a certidão. Isabel conta a Maria Fernanda que não sabe onde o documento está, pois Célia roubou. 

Com ordem judicial, Desdemona busca Isabel, mas a menina foge para o acampamento de ciganos, onde moram seus amigos Meseto, Yanka e Naila. Jesus e Maria Fernanda ficam preocupados com a fuga de Belinha e a procuram desesperadamente. Lucrécia para tentar deixar sua prima doida, cria diversos planos usando o nome da garota. No acampamento, Belinha consegue o amor dos ciganos e ajuda o patriarca Átalo a decidir o rumo de Naila, que é apaixonada por Vilko, porém um pacto, consta que deve casar com Davor. O patriarca com afeto e após descobrir que Davor está fazendo planos inadmissíveis, o expulsa e ajuda sua filha Nila a se casar com Vilko. 

Yanka que está responsável por Isabel fica muito triste por descobrir que está doente e a devolve para Jesus. Para não deixar Desdemona levar a criança, a escondem na casa de Lolita. Maria Fernanda e Jesus, apaixonados, começam a namorar e fazem uma viagem com Isabel. Após dias de luta, Desdemona consegue documentos que a permitem levar Isabel para o orfanato, que por sua vez, recebe ajuda de Célia e consegue cumprir. Lá Belinha ajuda seus amigos e se aproxima de Giovana, Ugo e da Irmã Marcela.

Justa, agora com seu amante, foi demitida do orfanato do interior e está disposta a encontrar Isabel. Em uma visita ao museu da capital, ela encontra as crianças do orfanato onde Belinha se encontra e a ameaça, pondo em plano, a adoção da menina. Desdemona, age como cúmplice e os ajuda, porém Constantino dá uma chance para Jesus que recebe a guarda dela, porém tem que arrumar um trabalho melhor para sustentá-la.  

A esposa do juiz, Florença, ordena que ele faça com que Jesus case com Célia em mão da guarda definitiva. Ele aceita e proposta e Jesus foge para Puebla com sua filha, a antiga cidade onde Isabel morava no orfanato Santa Ursula, que por sua vez, encontram Paula, que tem dois filhos: Paco e Juliana. Paco é muito doente e não sai do quarto para nada, enquanto Juliana é uma menina amarga e tristeza. No entanto, com a ajuda de Belinha, Paco e Juliana recuperam a felicidade e descobrem que Francisco não morreu.

De volta a capital, Lucrécia, agora casada com Ricardo, enciumada, conta as verdades de Maria Fernanda para Jesus que se revolta e se brigam. Célia, que estava prestes a casar com Guilherme, desiste do casamento.

Após cumprir todas as regras impostas pelo juiz, o camelô agora como vendedor de mercado, está disposto a viver bem com Belinha, porém Maria Fernanda descobre por parte de Clemente, que estava doente, que Isabel é sua legítima filha e quer reconciliar com Jesus, mas ele não quer se casar com uma rica, apesar de amá-la. Lucrécia ainda continua com ciúmes de sua prima e começa a ter crises de loucura, herdadas por seu pai e continua a fazer mal para Jesus e Maria Fernanda, que agora está com sua filha. Ulisses, o verdadeiro pai da Belinha, regressa e está disposto a receber a guarda dela. Lucrécia decide matar Maria Fernanda e a sequestra. Jesus, triste com toda a situação que está acontecendo, pede casamento à Célia, porém Guilherme a derruba do alto do prédio do vilarejo. Justa e Romano pegam Belinha, com intuito de ganhar dinheiro. 

Final da trama

Com a ajuda do Detetive Rômulo, Jesus e Ricardo ficam preocupados com o sumiço de Maria Fernanda e descobrem o cativeiro de Lucrécia, que é colocada num manicômio. Bernarda se arrepende das maldades que fez a Maria Fernanda. Justa e seu amante morrem após fugirem da polícia. Célia fica paralítica e com isso, Jesus percebe que tem que cumprir sua promessa. Porém, Célia se recupera e se arrepende de tudo o que fez. Jesus pede Maria Fernanda em casamento e todos viveram felizes para sempre.

Trilha sonora

A trilha sonora de Gotita de amor é composta pela canção de abertura mexicana "Gotita de amor", de autoria de Tatiana e brasileira "O Amor É Real", de autoria da atriz Daniela Luján.  A tradução da melodia castelhana simboliza o enredo da trama, cuja letra mostra a história da protagonista principal.



























Além das músicas que Belinha cantava, também haviam as trilhas de fundo que transmitiam a emoção da cena e assim como em toda novela são o diferencial.


E na reprise foram feitas muitas chamadas. Foi uma aposta certa do SBT investir em Gotinha de Amor.


Chamadas dos personagens Jesus e Maria Fernanda.


Agora uma raridade de 2001 para vocês...




Durante boa parte da novela você odeia a Célia, mas na reta final, principalmente depois dessa cena você acaba repensando seus conceitos.


Entrevista com a Andréa Lagunes em 2001.


Um post ainda é muito pouco pra homenagear uma novela que tanto ensinou, que nos mostrou que o amor é mais importante que o dinheiro, que propôs uma trama sem putarias e conseguiu mexer com o coração de muitas pessoas deixando saudades. A Andréa Lagunes é uma garota bonita, talentosa, meiga, inteligente e não deve emagrecer pra se vender ao sistema e conseguir papeis. O importante é que ela não deixe a beleza de ser quem é para ser só mais uma, como tantas atrizes aí que só tem peito, bunda, mas não acrescentam nada.

Já se passaram quase 15 anos da exibição original de Gotinha e Andréa Lagunes ainda é lembrada pela célebre atuação, convencendo, comovendo, divertindo. Rosalinda, me desculpem, mas não tocou meu coração. A Gotinha deixou uma marca muito grande. Nada contra Rosalinda, mas acho que ela tinha que ficar no lugar de Jamais te esquecerei e Carinha de Anjo ter ficado com o horário da Gotinha, afinal, é disso que as crianças de hoje precisam, de bons exemplos como a Belinha que não queria brinquedos caros, IPAD, tablet, mas sim ter uma família, o amor de pai e mãe, o amor que ela cresceu desejando sentir.

Belinha nos ensinou que por mais dificuldades que enfrentemos, não podemos deixar de sorrir e fazer o bem, cativar as pessoas que por nossas vidas passam. Ela nos ensinou que as pessoas que mais precisam de carinho são as que menos demonstram, que é possível recomeçar, que vale muito a pena pedir com o coração porque os sonhos acontecem pra quem acredita neles e que vingança não leva a nada.

O ibope nem sempre reflete a qualidade do produto. O conteúdo supera quaisquer críticas. Muitos aí que reclamam até parece que nunca foram crianças, nunca tiveram sonhos ou renegam isso como se fosse motivo de vergonha. 

"TUDO QUE SE PEDE COM O CORAÇÃO ACONTECE."

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2011 Mania TV Web, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena